Isolamento acústico e de vibrações predial


Problemas comuns na instalação

Trincas de contrapiso

Trincas de rejunte por uso de materiais compressíveis

Compactação de isolamentos acústicos de impacto

     Dentre os problemas de instalação de isolamento acústico de impacto em edificações, os mais graves são decorrentes do uso de produtos espumados de baixa densidade e/ou com compressibilidade significativa, instalados na modalidade abaixo do contrapiso ou mais comumente chamada piso flutuante.

     Inicialmente estes produtos possuem razoável desempenho de atenuação de ruídos de impacto que não se mantém ao longo da vida útil da instalação pela compactação decorrentes  das cargas de compressão do tráfego de pessoas e do peso de móveis e objetos, além do peso adicional da camada do sistema de piso (camada de contrapiso e piso de cobertura). Quanto mais compactado o isolamento acústico, menor a atenuação resultante.

     Outra conseqüência desta compactação é a movimentação e posterior trinca da camada de contrapiso e das faixas de rejunte em pisos cerâmicos, porcelanatos e pedras. Este problema se agrava em áreas molhadas e molháveis pelo aparecimento de infiltrações de umidade em paredes e lajes. Este problema inclusive gera incompatibilidades com as condições de garantia de pisos e demais produtos e usados no sistema.

Problemas decorrentes da execução de contrapisos

     Nas instalações efetuadas abaixo do contrapiso, devem ser tomados cuidados especiais na execução do mesmo para garantir a adequada resistência e evitar o aparecimento de trincas e movimentação sobre a camada de isolamento. Dentre os parâmetros a serem considerados temos o traço na massa, a granulometria da areia, o uso de tela de reforço e a espessura mínima exigida pelo fornecedor do isolamento em todos os pontos do ambiente a ser isolado.

     Na modalidade de instalação acima do contrapiso (colagem direta), as irregularidades e  a rugosidade da superfície do contrapiso pode tornar necessária  a aplicação de camada adicional de regularização com argamassa fina para evitar consumo excessivo de adesivo na instalação, onerando os respectivos custos e alongando os prazos de entrega da obra.

Pontes de ruído entre piso isolado, paredes, rodapés e ralos

     A qualidade do isolamento acústico de impacto em edificações não depende apenas da atenuação do material isolante, mas também de cuidados na instalação. Qualquer ligação rígida entre o piso isolado e a parede ou a laje reduz significativamente o resultado global. No caso de pisos cerâmicos, porcelanatos e pedras, especial cuidado deve ser tomado para a não aplicação de rejunte nas junções do piso com rodapés e paredes, assim como ralos em áreas molhadas e tubos atravessando paredes devem ser envelopados com material isolante. Nas junções piso/parede/rodapés é mandatório o uso de selantes flexíveis. Esta recomendação vale para as duas opções de instalação.

Incompatibilidade entre produtos usados na instalação e o isolamento

     A instalação de isolamento acústico de impacto não está dissociada das instalações prévias e subseqüentes. Por conta disso, alguns cuidados devem ser tomados na escolha dos produtos que vão compor o sistema de piso como um todo. Neste caso a compatibilidade entre todos deve ser garantida através de testes e ensaios conjuntos e garantidos subsidiariamente pelo instalador. Em instalações abaixo do contrapiso é importante a integração com os compostos primer (no geral em lajes com umidade maior que 3%) e impermeabilizante em áreas molhadas. Nas instalações acima do contrapiso, o adesivo e argamassa de assentamento, e novamente, o impermeabilizante, devem possuir garantia mínima de adesão mútua atestados por testes de despregamento conforme normas vigentes. Alguns adesivos podem apresentar contração durante a cura gerando vincos ou ainda a liberação de gases que formam bolhas sob o isolamento onde não há contato entre as partes, causando descolamento precoce.

     Na compatibilização com pisos, especial atenção deve ser dada em instalações de isolamento sobre contrapisos com posterior uso de pisos de maior resiliência como PVC, Linóleo e laminados de alta pressão, devido aos limites de indentação quando são instalados sob superfícies mais macias como o isolamento. Neste aspecto a instalação abaixo do contrapiso apresenta vantagens por não apresentar restrições.
A Ecoacustica garante a compatibilidade de todos os produtos que usa em suas instalações.


Copyright © Todos os direitos reservados - Ecoacustica 2011                               Site desenvolvido pelo Grupo Audax